Calendário WS Runner

Outubro 2014
D Se T Q Q Se S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Qual é o seu tipo de pisada?





Resultados

O que você gosta de ver num site de corrida?











Resultados

O exercício CORE, para que serve ?

 

Provavelmente muitos já ouviram falar  a respeito do  exercício CORE. Mas o que ele significa e para que  serve?

 

Esse nome estranho nada mais é que um conjunto de músculos que ajudam a “segurar”, a estabilizar a região do quadril, mais especificamente o abdômen e a coluna lombar.

 

O core é o centro, e se esse centro estiver fraco a periferia (braços e pernas) sofrerá também. Este centro produz força, gera estabilidade e mantêm o alinhamento do corpo durante um movimento.

 

O core deve ser treinado porque os músculos do tronco estabilizam a coluna vertebral, desde a  pélvis até pescoço e ombros. Eles permitem transferir movimentos potentes dos braços e pernas, de maneira que  os movimentos poderosos têm origem no centro do corpo, e nunca apenas dos membros sozinhos, gerando potência para os movimentos esportivos, protegendo a coluna contra as  forças anormais, absorvendo impactos.

 

Porque o CORE deve ser fortalecido:

 

• Melhora da postura

• Diminuição da incidência de lesão

• Melhora do desempenho atlético

• Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral

• Aumento da eficiência dos movimentos

• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico

• Melhora da força, coordenação motora

 

Aqui estão alguns exercícios que ajudam a fortalecer o CORE:

Abdominal: pode ser realizado com uma bola ou no solo. Devemos prestar atenção em não compensar o trabalho do abdominal com movimentos do pescoço. O uso da bola dificulta um pouco o exercício porque gera instabilidade ao corpo.

Dorsais: Com os antebraços apoiados no chão mantenha o corpo como se fosse uma prancha por alguns segundos e descanse. Faça séries deste exercício.

 

Deitado de lado e com o antebraço apoiado no chão, eleve o quadril e mantenha por alguns segundos. Faça repetições deste exercício.

 

 

 

Os dorsais podem ser fortalecidos também com a bola. Quanto mais próximo dos pés a bola estiver, mais difícil fica o exercício.

 

 

 

Para aumentar ainda mais o nível de dificuldade deste exercício, faça movimento com as pernas de flexão-extensão levando os joelhos em direção ao peito e volte para a posição inicial. Faça séries deste exercício.

 

 

 

Durante a realização dos exercícios de fortalecimento, pense sempre em manter o abdômen contraído, como se o umbigo estivesse colado nas costas.

Bons Treinos e Boas Corridas


Carolina Riccetto Canavezzi do Prado

Fisioterapeuta e Corredora – CREFITO 3 : 46490- F

11 9 9970-9513